No mundo actual, as economias nacionais não estão isoladas de eventos mundiais. Pelo contrário, o processo de globalização dos anos 8O's, quando muitas das barreiras ao comércio internacional e, principalmente, do fluxo de capital foram reduzidas, tornou as economias Timor-Leste ainda mais interdependentes.
Esta interdependência tem duas facetas relacionadas: por um lado, uma parcela crescente da renda das economias nacionais passou a ser determinado pelo comércio e fluxos de capital com o Resto do Mundo; por outro lado, as políticas governamentais (por exemplo, as políticas monetária e fiscal) perderam graus de liberdade frente a variações no cenário internacional.
O objetivo desta parte do programa do desenvolvimento é mostrar como, do ponto de vista estritamente económico, se dar estas relações entre economias nacionais (Timor-Leste) e economia internacional ou mundial.
Produto e emprego de uma "economia aberta"
O Conteúdo de Timor-Leste (CTL) constitui um mecanismo introduzido para estimular o desenvolvimento de fornecedores locais de bens e serviços e a economia de Timor-Leste.
Reconhecendo que o conteúdo desenvolvimento economia de Timor-Leste constitui parte da proposta das pessoas Autorizadas para os Contratos de Partilha de Produção, o Governo de Timor-Leste tem como objectivo maximizar o contributo positivo do sector petrolífero e autras potenciais ponto de vistas/recurso naturais e recurso humano) assegurar beneficia o povo timorense de uma forma sustentável, através do crescimento da actividade industrial, da educação e do aumento da riqueza nacional relacionados com o desenvolvimento economia do Timor leste.
Adeus Ano 2008
e
Bem vindo Ano 2009
António Ribeiro Moniz (Braga-Portugal)